top of page

Saiba como otimizar o gerenciamento de seu consultório odontológico no segundo semestre!

O gerenciamento de um consultório odontológico não é uma tarefa fácil. Com a pandemia, os atendimentos diminuíram muito em 2020 e no primeiro semestre de 2021. Mas eles devem aumentar consideravelmente no segundo semestre.



Assim, é preciso estar preparado para um aumento súbito de demanda. Otimizar a gestão de seu consultório se mostra ainda mais necessário nesse momento delicado.


Para o gerenciamento de consultório odontológico: organização e planejamento


Organização e planejamento são pontos fundamentais para otimizar o gerenciamento do seu consultório. Não apenas a organização do ambiente, mas, sobretudo, a organização financeira. Tenha em mente de forma clara a capacidade e as limitações do consultório. Não dê o passo maior que a perna e invista em ferramentas específicas que auxiliam nesse assunto.

Assim sendo, faça um planejamento estratégico, revise constantemente esse planejamento e trace objetivos. A plataforma QW1 Dental, aliás, é excelente para otimizar o gerenciamento do seu consultório odontológico.

Dessa forma um planejamento detalhado é necessário para o bom funcionamento do consultório. Além da organização financeira, a organização do ambiente também faz a diferença. O sistema de agendamento de consultas, por exemplo, precisa ser eficiente e sem falhas.

Além disso, o ambiente físico também precisa de atenção. Mantenha o consultório organizado e confortável para o cliente. Tenha em mente que o que está em jogo é a saúde das pessoas. Por isso considere o seguinte:

  • Invista em conforto;

  • Ofereça opções para distrair o cliente enquanto ele espera;

  • Dê atenção à decoração;

  • Organize a agenda para que não acumule muitas pessoas na sala de espera;

  • Por fim, disponibilize material informativo no consultório.

Treine e oriente sua equipe

Uma equipe qualificada pode ser o diferencial de um consultório odontológico. Mas os profissionais precisam estar sempre treinados e atualizados, dependendo da demanda e das alterações no mercado. Invista em qualificação extra e mantenha uma boa relação e comunicação clara entre todos. Além disso, se necessário, realize reuniões constantemente.

Fique sempre bem informado, observe os concorrentes e deixe sua equipe preparada para eventuais contratempos e imprevistos. Profissionais bem orientados poupam tempo, contornam problemas e otimizam o gerenciamento de seu consultório odontológico.


Com o gerenciamento de consultório odontológico o paciente sempre vem em primeiro lugar


Otimizar o gerenciamento de seu consultório odontológico tem apenas uma grande finalidade: melhorar a vida do cliente. Ele precisa se sentir valorizado e ter a sensação de que está recebendo os melhores cuidados possíveis. Por isso, aposte em um atendimento humanizado. Acima de tudo, ouça o que seu público tem a dizer, se coloque no lugar dele e esteja sempre receptivo também às críticas.

O tempo do cliente é valioso e importante, portanto, não desperdice. Invista em tecnologia para evitar problemas na agenda, seja eficaz, claro e mantenha arquivado um prontuário com o histórico de cada paciente. Assim, o QW1 Dental oferece todos esses recursos, com o objetivo de facilitar o gerenciamento de seu consultório odontológico.

Desta forma, utilize todos os recursos possíveis para ser pontual, mas, ao mesmo tempo, não tenha pressa, não acelere as coisas. Tenha paciência para ouvir, tire dúvidas e seja flexível.

bottom of page