top of page

Saiba como lidar com inadimplência de clientes na clínica médica

Infelizmente, a inadimplência de clientes na clínica médica é um problema recorrente. E isso ocorre por diversos motivos, desde má fé por parte do paciente até falta de uma organização financeira adequada do consultório. Mas a boa notícia é que esse incômodo tem solução.


Por isso, veja a seguir uma série de dicas e medidas que você pode adotar para acabar de vez com a inadimplência em sua clínica. Lembre-se de que controle e organização são fundamentais. E nesse sentido, saiba que o QW1 Dental pode oferecer as soluções ideais para te ajudar.


Entendendo a inadimplência de clientes na clínica médica


Ao perceber que sua clínica está passando por esse problema, é importante notar os motivos pelos quais ele acontece. Há diversas causas que contribuem para a inadimplência de clientes na clínica médica, entre as quais podemos citar:

  • Processos de cobrança de clientes ineficazes;

  • Má organização de seu fluxo de caixa;

  • Falta de contrato com pacientes para segurança jurídica;

  • Falta de um método de cobrança antecipado e focado na comunicação com o cliente.

Todos esses aspectos acabam contribuindo para altos índices de inadimplência em clínicas médicas de forma geral. Assim sendo, para acabar com esse problema você precisa agir direto nas causas dele. Para isso, algumas medidas simples fazem toda a diferença.


As melhores soluções para controlar esse problema


O primeiro passo para acabar com todas essas situações é concentrar esforços na estruturação e controle financeiro da clínica. E a melhor forma de fazer isso é automatizar seus processos por meio de um software de gestão como o do QW1 Dental.

Dessa forma, você terá acesso a uma série de recursos. Nele é possível integrar sua conta corrente, lançar entradas e saídas e acessar ferramentas de balanço financeiro e informações dos pacientes. E em conjunto com essa solução, considere também outras medidas como:

  • Fazer contratos completos e detalhados com os seus clientes, estipulando cláusulas específicas para o pagamento;

  • Controlar todas as informações contas a pagar e a receber, de forma que você possa comunicar antecipadamente seus clientes sobre dívidas em aberto;

  • Investir em ferramentas de comunicação e de alerta para os clientes. Além disso, faça uma análise do perfil de cada um deles para evitar riscos de inadimplência.

Se mesmo ao tomar essas precauções o problema persistir, você precisa ter a devida segurança jurídica para te proteger. Nesse caso, se o cliente não honrar o contrato e realizar os devidos pagamentos, estará sujeito a penalidades legais específicas.


Inadimplência de clientes na clínica médica: considerações finais


O risco de inadimplência de clientes é real em todo e qualquer setor, e no ramo odontológico não é diferente. Por isso, é muito importante tomar as devidas precauções para diminuir e evitar ao máximo esse tipo de situação. Assim, não deixe de colocar em prática essas dicas.

E claro, conte com a ajuda do QW1 Dental para manter a estrutura financeira de sua clínica sempre organizada. Isso fará toda a diferença na hora de receber seus pagamentos de maneira certa. E não só isso, já que esse software te ajudará com as melhores ferramentas de gestão.



bottom of page