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CRM: o que é e os benefícios de usar na sua clínica

Você já ouviu falar no sistema de gestão CRM? Já adiantamos que ele pode revolucionar o desempenho da sua clínica, promovendo a total satisfação dos seus pacientes.



Assim sendo, o CRM é uma sigla que se refere a Customer Relationship Management. Ou seja, trata-se da Gestão do Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome já sugere, essa estratégia tem como foco principal o cliente que, nesse caso, é o paciente.

Dessa forma, veja a seguir como funciona o CRM e quais os benefícios dele para o seu estabelecimento.


O que é CRM


O CRM consiste em registrar e organizar todas as informações de contato do cliente em um sistema automatizado. Assim, com essa ferramenta será possível estreitar as relações com os clientes da sua clínica. E isso, claro, vai otimizar os resultados, promovendo a satisfação e fidelizando de seus pacientes.


Porém, o CRM é muito mais complexo do que uma simples lista de contatos. Esse método visa registrar todas as interações entre empresa e cliente.


Neste sentido, você vai armazenar várias informações para contato (e-mail, telefone, endereço, etc) e todas as interações com o paciente. Isso desde o primeiro contato dele com a sua clínica.


Na prática, o CRM funciona como um histórico completo e detalhado. Assim, ele vai te ajudar a atender de forma melhor o cliente. E isso resultará na prestação de um serviço melhor. Como consequência, sua clínica irá crescer no seu respectivo segmento.


Benefícios do CRM


Como já adiantamos anteriormente, o CRM vai ajudar a sua clínica crescer e se consolidar no mercado. Mas há uma série de benefícios que determinam a eficiência dessa estratégia. Veja alguns deles:

  • Entrar em contato com o cliente de forma mais fácil, utilizando o meio de preferência da pessoa (ela prefere contato por telefone, e-mail, aplicativo de mensagem?);

  • Otimizar os processos de atendimento, poupando o tempo da sua equipe do dos clientes;

  • Construir um relacionamento duradouro e com base na confiança com os seus pacientes;

  • Manter a clínica organizada, centralizando todas as informações em apenas um local.

O CRM pode ser armazenado de duas formas: em um computador ou na nuvem. No computador, por exemplo, não é preciso nem ter conexão com a internet para ter acesso às informações.


Assim sendo, aplicar essa estratégia está cada vez mais fácil e barato, por conta do avanço tecnológico. Além disso, existem inúmeras ferramentas para você colocar em prática a Customer Relationship Management.


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