top of page

Gestão de clínica dental na crise: o que fazer para facilitar e otimizar a organização de tarefas?

Ainda que não seja fácil, é preciso manter uma clínica odontológica sempre organizada. Para isso, atenção e planejamento são fundamentais. Assim, detalhes como falta de organização ou falhas na comunicação podem gerar problemas na qualidade dos serviços ou departamento financeiro.

Desta forma, com vista em um serviço de qualidade, assertivo e eficiente, procedimentos simples e padronizados precisam ser adotados. Todo o efetivo necessita de engajamento e estímulo para desempenhar da melhor forma sua função. Então, confira algumas práticas que devem colaborar para organização e otimização de tarefas de uma clínica dental em plena crise



Algumas dicas iniciais:

  • Aposte na credibilidade do estabelecimento por meio de atendimento exemplar por todos os diferentes profissionais da clínica odontológica;

  • Mantenha salas e diferentes espaços do ambiente organizados de maneira a facilitar a execução das tarefas. A medida também ajuda a evitar atrasos ou erros, o que colabora para o fluxo e rotina do estabelecimento;

  • Use ferramentas e recursos que servem para ajudar os colaboradores durante a realização de tarefas e asseguram mais praticidade e segurança para os profissionais. O uso da tecnologia de softwares odontológicos e outras ferramentas digitais podem evitar problemas como a perda de informações, falhas de agendamentos e erros de orçamento.

O diferencial do profissional capacitado na organização da clínica

Que a tecnologia é uma aliada neste processo de avanço e qualidade na prestação de serviço, não há dúvidas. Desta maneira, oferecer treinamento para os colaboradores pode ser um diferencial que irá atrair pessoas. Ademais, um bom atendimento sempre mantém clientes satisfeitos. Por isso, com vista no aprimoramento e organização dos serviços e procedimentos prestados, alguns pontos foram elencadas para análise. Seguem, portanto, questões de rotina da área odontológica para conscientização do profissional empreendedor:

  • Contas do consultório;

  • Controle do fluxo de caixa;

  • Custo do funcionamento da clínica;

  • Demonstrativo de resultado e lucro.

Colaborando com a organização e gestão de sua clínica odontológica

Nos pontos já citados, é possível perceber que empenho e dedicação fazem toda a diferença na execução de atividades. Desta forma, uma equipe que traga essas características, somadas a uma postura responsável, tende a desenvolver positivamente a clínica odontológica. Acompanhe abaixo algumas dicas a serem aplicadas de forma imediata em consultórios odontológicos:

  • Boa organização

Baseado na cultura de causar boa impressão, já que é esta que permanece, é fundamental apresentar um ambiente organizado. Além disso, o bom relacionamento com o cliente/paciente tende a passar a credibilidade para o consultório.

  • Agenda organizada

Rabiscos, excesso de informações e outros pontos que poluem e confundem a interpretação do que foi registrado não devem existir na agenda de um dentista. Este profissional sabe que ajustes sempre serão feitos. Assim, agenda digital é uma alternativa para dados precisos e objetivos com direito a consulta remota, a qualquer momento.

  • Organização do tempo

É preciso ter tempo disponível para a organização diária de espaços e atividades da clínica. O tempo dispensado para organizar o estoque é recompensado pela facilidade de manejo diário dos colaboradores que têm acesso a esta área.

  • Atualize os processos

Sistemas, ferramentas e métodos que possam destacar o trabalho realizado por clínicas por meio de tecnologia, tendem a fidelizar pacientes, já que demonstra atenção com o mercado e cliente.

É importante que todos estes processos são fáceis de realizar com a ajuda do software de gestão correto. É por isto que o QW1 Dental é a sua melhor escolha, com seus vários aplicativos e funcionalidades que facilitam muito o processo.



bottom of page