top of page

Aspectos da planilha de fluxo de caixa diária para clínica médica que você precisa considerar

Você sabe como organizar a planilha de fluxo de caixa para clínica médica? Para qualquer tipo de empresa ter sucesso, é preciso acompanhar detalhadamente o seu desempenho financeiro. Isso possibilita um controle real que identifique saída e entrada de dinheiro.




Neste sentido, uma das ferramentas que mais ajuda para se alcançar esta necessidade são planilhas. Essas ferramentas ajudam a organizar a sua gestão financeira com qualidade.

Em consultórios, esse fator também é de extrema importância, pois é preciso organizar tanto o dinheiro quanto vários documentos. Dessa maneira, você verá nesse artigo 18 aspectos da planilha de fluxo de caixa para clínica médica.

Esta é uma ferramenta que faz toda a diferença, sobretudo ao contar com um sistema adequado para ela como o da QW1 Dental. Assim você terá a cesso a um esquema completo para organizar as demandas financeiras de seu consultório, evitando problemas em geral.


Cuidados diários que você deve adotar na planilha de fluxo de caixa para clínica médica.


É de suma importância ter um fluxo de caixa organizado para controle financeiro diário. Assim, você precisa levar em conta seus gastos e ganhos de forma organizada. Se realizar esse processo de forma certa, poderá corrigir possíveis divergências com mais agilidade.

A ideia é justamente ter uma boa organização da abertura até o fechamento do caixa. Dessa forma é necessário estar ciente sobre a retirada ou entrada de todos os valores. Sendo assim, veja algumas dicas de como se ter um melhor fluxo de caixa diário para clinicas médicas.


Organize seu caixa da forma certa:


  • Primeiramente, você deve planejar a melhor forma de acompanhar o seu fluxo de caixa. Geralmente as planilhas tornam mais fácil a organização das entradas e saídas. Assim, você pode realizar um cálculo mais preciso;


  • Tenha também um controle rigorosamente registrado, com todas as informações sobre a movimentação de seu caixa;


  • Organize as movimentações diárias em diferentes categorias. Dessa forma, você evita que informações se misturem, o que pode dificultar a solução de problemas em caso de divergência;


  • Qualquer situação fora do comum precisa ser comprovada com algum documento detalhando o que ocorreu. Dessa forma você garante mais segurança mesmo diante divergências com as informações de seu caixa.

O ideal para um fluxo de caixa diário confiável, é seguir todas essas recomendações, sempre atento aos detalhes. Dessa maneira, você terá mais saúde financeira para a sua clínica médica, que poderá prosperar sem correr riscos desnecessários.


A importância da Planilha de fluxo de caixa diária para clínica médica.


Para maior assertividade, a planilha de fluxo de caixa em clínicas medicas é uma ferramenta essencial. De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham nos primeiros 3 anos de atividade. E isto ocorre, na maior parte das vezes, pela falta de planejamento e de um controle financeiro devidamente apropriado.

Assim, a existência deste fluxo de caixa se torna uma ajuda para o gestor da empresa ou empresário. Essa ferramenta torna mais fácil prever e entender em qual caminho a empresa está seguindo financeiramente.

Saiba que se você investir tempo para criar um fluxo de caixa diário para sua clínica, irá ganhar muita segurança. Assim será possível evitar situações não planejadas e surpresas que trariam problemas financeiros muito maiores. Por isso, use sempre está ferramenta para possibilitar o crescimento de seu consultório.





bottom of page