top of page

5 dicas para otimizar o planejamento estratégico para um consultório de odontologia

O planejamento estratégico em odontologia é uma etapa que faz toda a diferença para o seu consultório. Isto porque é a partir dele que você consegue definir seus negócios para além do trabalho como dentista. Assim sendo, estipular metas e alcançar seus objetivos se torna mais rápido e eficiente. Por isto veja a seguir cinco dicas para fazer isto e obter melhores resultados.


Entenda o que é um planejamento estratégico em odontologia


Muito mais do que um balanço financeiro e a estipulação de metas e investimentos de acordo com o desempenho do consultório, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão. Trata-se de uma forma de avaliar e criar diretrizes em sua área de trabalho.

Assim sendo, um planejamento dessa natureza envolve pensar em objetivos de organização e escolher as melhores técnicas e métodos para alcança-los. Além disto é preciso avaliar os riscos, sua concorrência e as tendências do mercado de forma geral.


Automatização e otimização do trabalho


Atualmente é imprescindível contar com recursos que permitam a você administrar seu local de trabalho de forma prática e automatizada. Desta forma, o planejamento estratégico em odontologia também depende de ferramentas de gestão e automatização.

Assim sendo, na medida em que você utiliza recursos como a plataforma QW1 Dental, torna-se muito mais fácil definir passos assertivos para a gestão de pacientes e recursos, além da própria estruturação do consultório de forma geral.


Planejamento estratégico em odontologia usando marketing


O marketing vai além de uma boa propaganda para atrair novos cliente. Alguns de seus métodos como o sistema de identificação de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (SWOT em inglês) é uma das provas disto.

Por isto é muito importante contar com esse tipo de recurso para avaliar planos a curto, médio e longo prazo. Além disto, a partir dele também é possível pensar em detalhamento de recursos que envolve missão, visão e valores do consultório, orçamentos específicos e organização de funcionamento para atender clientes.


Comunicação é a palavra-chave


Esse é outro fator que faz toda a diferença para o planejamento estratégico em odontologia. Você precisa ter um canal de comunicação direto e automatizado com os clientes, para passar orçamentos, realizar cobranças ou remanejar consultas se for preciso.

Assim sendo, voltar suas atenções para o QW1 Dental é uma das melhores alternativas para isto. A plataforma dispõe de vários recursos para manter o contato com os pacientes e organizar a sua agenda de uma forma simples e eficiente.


Fique de olho nos resultados


Por fim mas não menos importante, você precisa acompanhar de forma periódica os resultados de seu consultório. Isto envolve avaliar ganhos, gastos e demais informações que contribuam para um desempenho favorável para sua clínica.

Para isto, conte com o QW1 Dental e tenha o controle de todo o funcionamento de sua clínica de uma forma simples e eficiente, de olho nos números e dados que realmente vão impactar em seu crescimento e desenvolvimento.


bottom of page