Que cuidados tomar para uma gestão financeira segura e eficiente em minha clínica?

A gestão financeira é algo de suma importância para qualquer tipo de negócio. Para clínicas odontológicas, isso não é diferente. Assim, é essencial manter as finanças em ordem e ter um controle completo sobre seus gastos.



Fazendo isso, a saúde financeira da sua clínica estará sempre em dia. Mas é preciso saber como fazer uma gestão financeira segura e eficiente. Isso não é tão difícil assim, basta ter atenção e disciplina em algumas questões básicas. Dessa forma, veja alguns cuidados principais para uma excelente gestão financeira para seu consultório.


Atenção especial ao fluxo de caixa para sua gestão financeira


O fluxo de caixa é o “coração” de qualquer tipo de gestão financeira. Por isso essa é nossa primeira dica. Assim, não importa o valor das movimentações, é preciso registrar todo o dinheiro que entra e sai da clínica. Isso vale, inclusive, para despesas menores, por exemplo.

Mantendo o fluxo de caixa em ordem e atualizado, você vai conseguir identificar gastos excessivos e desnecessários. Além disso, terá todas as informações financeiras da clínica em mãos sempre quando precisar.


Não misture as despesas pessoais com as profissionais


Esse é um erro muito comum em clínicas odontológicas e prejudica muito a gestão financeira do estabelecimento. Pequenos empreendedores, por exemplo, podem achar normal pagar contas pessoais com o dinheiro da clínica.


No entanto, isso causa um problema enorme, pois desorganiza totalmente o fluxo de caixa, ainda mais quando essas movimentações não são registradas.


Assim, tenha em mente que o dinheiro do caixa da clínica deve ser usado para arcar com as despesas do consultório. Se, mesmo assim, optar por usar o dinheiro da clínica, registre tudo no sistema para não prejudicar o fluxo de caixa.


Contrate um profissional especializado para ajudar na gestão financeira


Um contador pode ser útil, ainda mais se você não tem grande experiência na área financeira. Algumas questões precisam ficar bem esclarecidas, para não haver confusões. Por exemplo, muitos microempreendedores confundem faturamento e lucro. Além do mais, um contador pode disponibilizar relatórios mensais sobre a saúde financeira da sua clínica.


Mantenha um fundo de reservas intacto

Deixar um dinheiro separado em um fundo de reservas vai te dar mais segurança em relação ao setor financeiro do consultório. Dessa forma, use-o apenas em casos de extrema necessidade.

É comum que o movimento caia um pouco em determinadas épocas do ano, principalmente em períodos de férias. Assim, um fundo de reservas vai te socorrer nessas ocasiões, se houver necessidade. Além do mais, o fundo também pode ser usado para pagar férias e 13° salário dos seus funcionários, por exemplo.


Conte com uma plataforma especializada


Por fim, uma gestão financeira bem feita hoje em dia exige praticidade e otimização dos processos. Com isso, contar com uma plataforma especializada é o passo inicial para uma excelente gestão. Assim sendo, a QW1 Dental pode te ajudar.

Esse sistema oferece tudo o que seu consultório precisa para se manter bem organizado e com as finanças em dia. Você tem acesso a relatórios mensais, contas a pagar e receber, fluxo de caixa e muito mais. E, se você quer testar a QW1 Dental de forma gratuita por 15 dias, entre em contato conosco hoje mesmo.