top of page
Logo-QW1Dental-site1.png

Mapeando os pontos de melhoria da gestão financeira em um consultório de odontologia

  • financeiro425
  • 10 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Hoje vamos falar sobre a gestão financeira em odontologia. Afinal de contas, habilidades administrativas são capacidades necessárias a profissionais de qualquer ramo. Uma boa organização dos processos de um empreendimento pode trazer mais sucesso do que aqueles com dinâmicas financeiras precárias. Cada vez mais o fato é posto à prova e se mostrado real, por isso profissionais de todas as áreas hoje estão buscando se preparar economicamente para gerir seus projetos e evitar possíveis adversidades.


ree

Crédito: Divulgação

Com os profissionais de odontologia a situação não é diferente. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas graduados no mundo, e muitos terminam o curso sem saber o mínimo de gestão financeira. Mas em um mercado competitivo, a organização e os conhecimentos econômicos deixaram de ser um luxo e passaram a ser uma necessidade.

Mas não se preocupe se você não sabe por onde começar sua gestão financeira para atuar em odontologia. Separamos aqui alguns pontos principais para você começar a administrar seu consultório sem receios, leia a seguir.


O que é gestão financeira para odontologia?


Primeiramente, para abrir uma clínica de odontologia e ser bem sucedido nisso, é preciso entender o que é a gestão financeira. O primeiro passo é compreender que o sucesso não vem somente dos conhecimentos técnicos e especialidades odontológicas, mas também (e principalmente) de uma boa administração de serviços. Basicamente, a gestão econômica é a habilidade de gerenciar os recursos financeiros de um negócio destinando-os para os setores vitais da clínica.

Essa administração inclui a capacidade de exercer uma boa liderança para com colaboradores, fornecedores e clientes. A gestão financeira para clínicas de odontologia permite alocar, organizar e controlar as contas a pagar e os valores a receber para criar e manter uma rotina de funcionamento para o empreendimento.


Como executar uma boa gestão financeira de odontologia?


Para desenvolver um planejamento de gestão financeira eficiente é preciso mapear quais os pontos que precisam de melhoria na estratégia já adotada (caso você já tenha sua clínica). Afinal de contas, a administração consciente de recursos permite estabelecer planos a curto, médio e longo prazo, além de ser uma ótima forma de ajudar a reduzir despesas. Os principais passos que devem ser seguidos para criar um plano de gestão financeira são:


Separar as contas pessoais das contas do trabalho


Muitas clínicas odontológicas já fecharam pelo simples motivo de não haver separação entre o que é conta do dentista e o que é conta do consultório. O descontrole financeiro é um dos maiores vilões de qualquer empreendimento, por isso separar as duas coisas é essencial para conhecer o lucro real da clínica.


Criar um fluxo de caixa


Esse controle de todo recurso que entra e que sai é fundamental para acompanhar o andamento do consultório. Ter a identificação dos lucros e prejuízos é imprescindível para a tomada de qualquer decisão.


Estipular um capital de giro


Um capital de giro é um recurso reserva que permite que as clínicas consigam pagar suas contas em dia. Uma gestão financeira completa conta com um capital de giro, pois é com ele que se torna possível pensar em expansão, captação de clientes e prevenção de imprevistos.

Por fim, é muito importante contar com a ajuda de uma plataforma adequada para fazer tudo isto. Assim sendo, o QW1 Dental faz toda a diferença para o seu sucesso. Com seus recursos e ferramentas é muito mais fácil uma gestão financeira para odontologia adequada.

Comentários


bottom of page