Importância da ficha clínica odontológica digital
- financeiro425
- 25 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
No mundo conectado de hoje, contar com uma ficha clínica odontológica digital é essencial! Nesse sentido, existem várias ferramentas eficientes para o profissional da área não passar por situações constrangedoras.

Dessa forma, o desafio é escolher o melhor sistema odontológico online. E nós vamos te ajudar a fazer isso nesse artigo. Então, saiba a seguir o que é a ficha clínica odontológica digital, qual a sua importância e como utilizá-la no seu consultório.
E, claro, considere que você pode contar com o QW1 Dental para otimizar e gerenciar o seu estabelecimento!
O que deve ter na ficha clínica odontológica digital
A ficha clínica odontológica digital é um documento fundamental para o seu consultório. Nele, estarão todas as informações sobre o paciente. Nesse caso, a ficha é armazenada digitalmente, em um sistema especializado e desenvolvido para essa finalidade.
O principal cuidado diz respeito a manter o documento atualizado. Por outro lado, essa questão é muito negligenciada em boa parte das clínicas. Dessa forma, a ficha clínica odontológica digital deve conter:
A anamnese do paciente. Ou seja, uma descrição detalhada da entrevista feita logo nas primeiras consultas. Lembre-se que qualquer informação pode ser importante futuramente e, por isso, precisa ser relatada no sistema odontológico online;
Histórico de doenças orais e doenças que, a princípio, não possuem relação com o motivo da consulta (toda doença pré-existente deve ser relatada na ficha);
Condições gerais de saúde do paciente (mantendo essa informação sempre atualizada);
Histórico de tratamentos realizados anteriormente (mesmo se foram aplicados por outros médicos);
Tratamentos aplicados em períodos anteriores a consulta;
Tratamentos necessários de acordo com o resultado da avaliação do profissional (levando em conta exames de imagem, exame clínico, sintomas, etc.);
E ainda as queixas do paciente de forma geral. Essas informações podem ser inseridas em “Observações” na ficha clínica odontológica digital.
Determinações dos órgãos competentes
Manter uma ficha clínica odontológica é uma obrigação por parte do médico. Já a ficha digital é algo que vai facilitar o acesso às informações quando necessário. O Conselho Federal de Odontologia, por exemplo, determina que esses documentos devem atender a critérios específicos.
Já a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, também orienta em relação ao prontuário eletrônico ou ficha clínica. O órgão diz que o documento deve ser legível (pode ser manuscrito) e conter informações como:
Identificação completa do paciente (nome, sobrenome, sexo, data de nascimento, estado civil, telefone para contato, profissão, endereço, etc.);
Histórico clínico, nos moldes citados no tópico anterior;
Histórico de todos os profissionais que já atenderam o paciente;
Evolução dos tratamentos utilizados;
Lista de exames solicitados ao longo dos anos;
Valores cobrados por todos os procedimentos;
E a assinatura do paciente e do profissional da área odontológica.
Se o paciente for menor de idade, exige-se a assinatura dos pais ou responsável pela criança/adolescente. Assim, se você optar por um sistema odontológico online, procure seguir essas recomendações e manter um prontuário físico (em papel).
Consideração final
Então, como vimos, manter uma ficha clínica odontológica digital atualizada não é apenas uma questão de organização, mas uma obrigação!
Por óbvio, sua clínica vai se beneficiar de maneira geral com um documento de primeiríssimo nível. Para encerrar, lembramos que o QW1 Dental oferece o melhor sistema odontológico online para o seu consultório. Entre em contato com a gente e veja como é fácil e barato manter sua clínica organizada, responsável e com as obrigações em dia.



Comentários