Como administrar um consultório odontológico automatizando tarefas de gestão?

Saber como administrar um consultório odontológico é fundamental. E se você quer começar o ano firme e forte no ramo, preste atenção neste artigo. Vamos te dar algumas dicas de como fazer isso da melhor forma.

A parte financeira é fundamental para qualquer empresa. Em uma clínica odontológica, isso não é diferente. Nesse caso, além de ser um ótimo profissional, você tem que ter uma noção básica de administração. Mesmo contando com colaboradores, é preciso estar atento às finanças para não ter surpresas desagradáveis.


Na área da saúde, de forma geral, os números podem mudar bastante de um mês para outro. Isso porque os materiais utilizados nessa área sofrem constantes alterações de preço. Além disso, o número de clientes e de procedimentos também variam conforme a época do ano.


Por isso, conhecer o assunto e contar com um sistema eficiente ajudará sua clínica a começar 2022 com uma excelente saúde financeira. Então, veja como administrar um consultório odontológico automatizando tarefas.


Como administrar um consultório odontológico simplificando a rotina de tarefas na gestão


Quando falamos em como administrar um consultório odontológico, não estamos apenas pensando no dinheiro, mas sim nas pessoas. Dessa forma, simplificar tarefas traz benefícios para você e para seus clientes.


O objetivo final sempre tem que ser o paciente. Como consequência disso, seu consultório irá crescer e terá credibilidade. Pensando nisso, veja três dicas básicas de como administrar um consultório odontológico:


  • Invista em um sistema informatizado: uma ferramenta online, fácil de usar e disponível no computador, celular e tablet é ideal para um consultório. Nela, você insere todas as informações do estabelecimento e também mantém uma agenda eletrônica. Nesse sentido, a QW1 Dental pode te ajudar. Dá uma conferida no nosso sistema para clínicas odontológicas, você não irá se arrepender;

  • Mantenha um controle rígido: além de contar com um ótimo sistema, você precisa saber usá-lo. Assim, faça levantamentos e projeções para sua clínica. Leve em conta literalmente todas as despesas, incluindo as fixas e variáveis. Não esqueça de incluir materiais de higiene e limpeza, materiais médicos, entre outros;

  • Utilize os dados a seu favor: com os dados em mãos, você precisa agir. Dessa forma, veja o que está dando certo e o que tem que ser melhorado.


O cliente em primeiro lugar


Todas as dicas citadas neste artigo visam a satisfação do cliente. Sem ele, seu negócio não existiria. Então, muita atenção com a agenda de consultas. Evite ao máximo erros, pois isso pode prejudicar a reputação da clínica.


Além disso, invista em profissionais qualificados e em um atendimento humanizado. Com certeza isso refletirá nos números do consultório. Esteja também sempre bem informado sobre as novidades e repasse-as aos seus pacientes.


Por fim, crie canais de comunicação e dedique um tempo para redes sociais. Hoje em dia, elas são muito importantes. Dessa forma, ofereça conteúdo relevante às pessoas sobre o tema.


Como administrar um consultório odontológico: o diferencial para sua clínica


Saber como administrar um consultório odontológico pode ser um diferencial para sua clínica. Para isso, reafirmamos que um sistema feito unicamente para isso te ajudará bastante no seu crescimento.


Assim, a QW1 Dental oferece para você um sistema completo para a administração do seu consultório. Você consegue realizar todas as tarefas e manter tudo organizado em um único software online. Com ele, você tem acesso a prontuários eletrônicos, agenda eletrônica, relatórios, orçamentos, painel de controle e muitas outras funcionalidades.


Então, confira mais sobre os serviços da QW1 Dental no nosso site e entre em contato conosco.