5 dicas para administrar um consultório odontológico
- financeiro425
- 13 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Administrar um consultório odontológico requer, acima de tudo, organização. Porém, muitas vezes essa organização pode ser um pouco complexa e envolver diversos detalhes que passam despercebidos. Assim, além der conhecimento sobre o assunto, a parte administrativa exige atenção, paciência e o uso das ferramentas necessárias. Dessa forma veja a seguir cinco importantes dicas que são úteis na hora de gerir seu consultório.

Administrar um consultório odontológico requer, acima de tudo, organização. Porém, muitas vezes essa organização pode ser um pouco complexa e envolver diversos detalhes que passam despercebidos. Assim, além der conhecimento sobre o assunto, a parte administrativa exige atenção, paciência e o uso das ferramentas necessárias. Dessa forma veja a seguir cinco importantes dicas que são úteis na hora de gerir seu consultório.
Administrar um consultório odontológico é saber lidar com dinheiro
Em qualquer empresa, lidar com as finanças é fundamental. E a gestão, aliás, começa bem antes do negócio estar funcionando. Quando se fala de algo relacionado à saúde, é preciso pensar além do básico. Assim, é fundamental listar os gastos fixos e os gastos variáveis. Os gastos fixos mais comuns de um consultório são:
Aluguel;
Conta de água e energia elétrica;
Conta de internet e telefone;
Além disso, folha de pagamento;
Por fim, gastos com limpeza.
Já os gastos variáveis podem fazer toda a diferença para o andamento do negócio, como por exemplo:
Reformas;
Manutenção e aquisição de equipamentos;
Por fim, qualificação da equipe, cursos.
Separar as contas pessoais das contas do consultório é fundamental. Isso evita confusão e surpresas ao longo do mês. Portanto, para manter as finanças em ordem e administrar um consultório odontológico com excelência, a plataforma QW1 Dental tem todas as ferramentas indispensáveis para facilitar o seu trabalho.
Invista em marketing, mas com alguns cuidados
A divulgação do trabalho é importante, mas precisa seguir critérios. Lembre-se que, mesmo no mundo online, há limites. Primeiramente, é necessário seguir o Código de Ética Odontológica. Não foque em preço e, muito menos, em promoções. Além disso mostre seu trabalho, invista tempo e dinheiro para consolidar seu consultório na internet. Além disso, se for criar um site ou uma página no Facebook, mantenha sempre atualizado com conteúdos relevantes para seu público alvo. Assim, se coloque no lugar do cliente e, antes de postar algo, faça o seguinte questionamento: “Eu gostaria de receber essa publicação?”.
Administrar um consultório odontológico também é fazer o paciente se sentir confortável
Administrar um consultório odontológico exige atenção aos detalhes. Antes de mais nada, o cliente entrará em contato com o ambiente externo e com a sala de espera. Então, fique ligado nos seguintes itens:
Acessibilidade, entorno do consultório, aparência externa;
Climatização da sala de espera;
Opções de entretenimento enquanto o cliente aguarda (televisão, Wi-Fi, revistas);
Atendimento, simpatia e agilidade;
Higiene e limpeza do ambiente;
Decoração (mas sem exageros).
Administrar um consultório odontológico é também administrar pessoas
A sua clínica terá uma equipe. Assim, por mais pequena que seja, é indispensável que exista uma harmonia entre os colegas de trabalho. Para que isso aconteça, todos os colaboradores precisam estar cientes das suas funções e objetivos. Além disso, a equipe precisa estar constantemente atualizada e se aperfeiçoando. Ou seja, invista em treinamento para todos. Assim, uma equipe qualificada é capaz de melhor atender o cliente e, com certeza, estará mais motivada para o trabalho.
Tenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores
O cliente tem que se sentir acolhido, valorizado e seus problemas resolvidos com agilidade. Isso, aliás, já começa no momento da entrada no consultório. A atendente necessita ser atenciosa e, ao mesmo tempo, ágil. Na questão financeira por exemplo, sempre há negociações, em relação aos valores ou formas de pagamento, por exemplo. Por isso, o consultório precisa de funcionários preparados e um bom software de gestão. Assim, fuja de mal-entendidos e confusões. Seja o mais claro possível, tanto com os clientes como com os seus fornecedores. E por fim, claro, usar ferramentas eficientes como o QW1 Dental, torna o trabalho de toda a equipe mais fácil na organização do consultório.



Comentários